sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Imagem mostra local onde Marco Archer foi executado na Indonésia

Local onde os prisioneiros foram executados na Indonesia; brasileiro ficou na segunda cruz da esquerda para a direita
Local onde os prisioneiros foram executados na Indonésia; brasileiro ficou na segunda cruz da esquerda para a direita Foto: Divulgação
Uma foto obtida pela “Folha de S. Paulo” mostra o local onde o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi executado. A imagem mostra um descampado cercado de árvores e delimitado por um muro de pedras na Ilha de Nusakambangan. Nele, foram montadas cinco cruzes de madeira - segundo a reportagem, Marco estava na segunda da esquerda para a direita. Um grupo de pessoas é visto conversando no meio do terreno.
De acordo com a “Folha”, Archer optou por ser executado de pé e vendado. Ang Kiem Soe, cidadão holandês; Namaona Denis, residente do Malawi; Daniel Enemuo, nigeriano; e Rani Andriani, cidadã indonésia, também decidiram ser fuzilados em pé. O jornal revelou que o brasileiro morreu dez minutos após ser atingido por um único tiro de fuzil no peito, disparado de uma distância de cinco a dez metros.
O corpo foi então vestido com um terno preto, cedido pelo governo da Indonésia, e colocado num caixão branco, onde seguiu para ser cremado numa folha de bananeira. Um homem se encarregou de quebrar com um pedaço de madeira os ossos do brasileiro que não foram totalmente carbonizados, ainda de acordo com a “Folha”.
Marco Archer foi o primeiro brasileiro a ser executado por condenação à pena de morte fora do país
Marco Archer foi o primeiro brasileiro a ser executado por condenação à pena de morte fora do país Foto: Divulgação
As cinzas de Marco foram entregues à tia dele, Maria de Lourdes Archer Pinto, que foi à Indonésia ao saber que o pedido de clemência do sobrinho havia sido negado e a execução, marcada para o último sábado. Segundo as leis do país, presos condenados à morte têm a opção de se sentar numa cadeira ou se ajoelhar no momento da execução. Eles também podem escolher entre ter os olhos vendados ou não. Marco foi preso em 2004, no aeroporto de Jacarta, ao tentar entrar no país com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa-delta.

Outro brasileiro no corredor da morte

Nesta terça-feira, outro brasileiro também preso na Indonésia teve o pedido de clemência negado. Rodrigo Gularte, de 42 anos, foi condenado à morte após ser preso, em 2004, ao tentar entrar no país com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Após o segundo pedido de clemência ser negado, a esperança é de que a decisão seja reconsiderada por razões médicas. Rodrigo foi diagnosticado com esquizofrenia e poderia ter a execução suspensa com uma transferência para um hospital psiquiátrico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário